S-two

S-two
Seres que se completam

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Próclise, Mesóclise e Ênclise.

Em época de estudos frequentes eu sempre fico mais maluca, o tempo inteiro vira motivo de estudo, a aula de hoje foi sobre essa coisinha chatinha aqui:

" A colocação pronominal, na Língua Portuguesa, refere-se à posição que os pronomes pessoais oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, as, lhes) ocupam na frase em relação ao verbo.

1. Próclise: pronome + verbo. Ex.: Eu os vi ontem.
2. Ênclise: verbo + pronome. Ex.: Vi-os ontem.
3. Mesóclise: início do verbo + pronome + terminação verbal."

Que foi discretamente traduzido em:

1-O beijarei no metrô (sim, esqueci).
2- Irei beijar-lhe no metrô.
3-Eu beijar-lhe-ei, mais tarde no metrô.

Agora vamos fixar com mais um exemplo??

1- Eu o amo
2- Me faz muito bem amar-te.
3- Querer-me-ia estar para sempre junto de ti...

E essa foi a primeira aula do seu #MyEnsina

Nenhum comentário:

Postar um comentário